Fala Cachoeiro - Perguntas e Respostas Ouvidoria
01 - O que é uma Ouvidoria?
A Ouvidoria funciona como uma ponte entre o cidadão e a administração pública do município, onde você pode realizar solicitações, reclamações, denúncias, elogios, sugestões e pedidos de informações públicas.
1.1 - Também cabe a Ouvidoria orientar, analisar, encaminhar e monitorar as demandas até o momento da resposta ao cidadão realizados na Ouvidoria.
06 - O que acontece com o chamado após o registro na Ouvidoria?
Após ser aberto o protocolo na Ouvidoria Geral do Município, o órgão verifica se cabe à demanda ação do Poder Público Municipal, e após verificação, encaminha ao setor responsável. A secretaria que recebe o chamado também analisa a demanda e toma as providências necessárias, inserindo uma resposta ao cidadão. Se a resposta enviada não atende adequadamente à manifestação, o cidadão pode entrar com recurso. Nesse caso, a Ouvidoria acolhe o recurso e realiza todo o processo novamente.
07 - Quando o prazo de resposta não é atendido, como devo proceder?
Quando o prazo de 30 dias não é atendido, o setor pode prorrogar por mais 30 dias. Diante disso, se dentro de 60 dias não for inserida resposta ao chamado, o requerente pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio dos canais disponíveis e registrar uma reclamação referente ao prazo de resposta.
08 - Como posso acompanhar e ver a resposta do chamado?
O acompanhamento pode ser feito de forma presencial, pela internet através do Portal do Cidadão, por e-mail, pelo Facebook e Instagram ou através do telefone 156. Entretanto, se o chamado foi registrado anônimo, é necessário que o requerente esteja com o número de protocolo do chamado. Além disso, se o acompanhamento é realizado através do Portal do Cidadão, é preciso que o cidadão tenha em mãos o número de protocolo e senha referentes ao registro - essas informações são fornecidas ao final de cada atendimento.