Loading...

Ouvidoria Geral

Fala Cachoeiro - Perguntas e Respostas Ouvidoria

01 - O que é uma Ouvidoria?
A Ouvidoria funciona como uma ponte entre o cidadão e a administração pública do município, onde você pode realizar solicitações, reclamações, denúncias, elogios, sugestões e pedidos de informações públicas.
1.1 - Também cabe a Ouvidoria orientar, analisar, encaminhar e monitorar as demandas até o momento da resposta ao cidadão realizados na Ouvidoria.
02 - Quais são os tipos de chamados?
SOLICITAÇÃO: solicitar um serviço público municipal;

DENÚNCIA: comunicar uma irregularidade ocorrida na Administração Pública Municipal ou atos ilegais praticados por agentes públicos, cidadãos ou empresas;

RECLAMAÇÃO: relatar uma insatisfação relativa ao serviço público;

SUGESTÃO: propor melhorias nos serviços públicos;

ELOGIO: registrar um elogio quanto a qualidade de um serviço público ou servidor público;

PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: solicitar acesso a informações públicas do município, com base na Lei nº 12.527/2011;
03 - Quais são as formas de atendimento da Ouvidoria?
O atendimento pode ser feito de forma presencial, pela internet através do Portal do Cidadão, por e-mail, pelo facebook e instagram ou pelo telefone 156.
04 - Existe prazo para resposta?
O prazo para resposta ao requerente é de até 30 dias, prorrogável por mais 30 dias, mediante justificativa.
05 - É possível registrar um chamado sem se identificar?
Sim, é possível registrar um chamado anônimo, desde que não seja uma solicitação.
06 - O que acontece com o chamado após o registro na Ouvidoria?
Após ser aberto o protocolo na Ouvidoria Geral do Município, o órgão verifica se cabe à demanda ação do Poder Público Municipal, e após verificação, encaminha ao setor responsável. A secretaria que recebe o chamado também analisa a demanda e toma as providências necessárias, inserindo uma resposta ao cidadão. Se a resposta enviada não atende adequadamente à manifestação, o cidadão pode entrar com recurso. Nesse caso, a Ouvidoria acolhe o recurso e realiza todo o processo novamente.
07 - Quando o prazo de resposta não é atendido, como devo proceder?
Quando o prazo de 30 dias não é atendido, o setor pode prorrogar por mais 30 dias. Diante disso, se dentro de 60 dias não for inserida resposta ao chamado, o requerente pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio dos canais disponíveis e registrar uma reclamação referente ao prazo de resposta.
08 - Como posso acompanhar e ver a resposta do chamado?
O acompanhamento pode ser feito de forma presencial, pela internet através do Portal do Cidadão, por e-mail, pelo Facebook e Instagram ou através do telefone 156. Entretanto, se o chamado foi registrado anônimo, é necessário que o requerente esteja com o número de protocolo do chamado. Além disso, se o acompanhamento é realizado através do Portal do Cidadão, é preciso que o cidadão tenha em mãos o número de protocolo e senha referentes ao registro - essas informações são fornecidas ao final de cada atendimento.
09 - Qual o horário de atendimento da Ouvidoria?
O horário de atendimento da Ouvidoria Geral do Município é de segunda à sexta, das 9h às 18h.
10 - Estando em outra cidade, é possível entrar em contato com o 156?
Não. Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município estando em outra cidade o cidadão pode ligar para o telefone (28) 3155-5327 e será orientado sobre os canais alternativos.
Colabore!
* Campos obrigatórios.